ERA UMA VEZ O CINEMA


Do Destino Ninguém Foge (1955)

cover Do Destino Ninguém Foge

link to Do Destino Ninguém Foge on IMDb

País: USA, 87 minutos

Titulo Original: The Left Hand of God

Diretor(s): Edward Dmytryk

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
6.5/10 (2285 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: Em 1947, o padre americano Peter John O'Shea faz uma viagem torturante para chegar a uma missão católica em uma remota província da China. Ele quase se afoga e perde suas posses, mas encontra a missão, onde é recebido pelo Dr. David Sigman e sua esposa Beryl, que, juntamente com a enfermeira Anne "Scotty" Scott, administram o hospital da missão. Anne, que é católica, fica feliz com a chegada de O'Shea, mas na manhã seguinte, o Dr. Sigman diz ao padre que acha que a missão deve ser fechada. Na ocasião, ele comenta que os antecessores de O'Shea morreram, os habitantes das aldeias vizinhas se mostram relutantes em participar da igreja, e a pressão do caudilho Mieh Yang torna a região muito perigosa.

O'Shea vagamente aborda as preocupações do médico e, em seguida, vai até a aldeia mais próxima com Anne, que se mostra impressionada com seu tratamento respeitoso para com os anciãos da aldeia. O paroquiano John Wong pede a O'Shea para celebrar a missa, mas o padre lhe diz que não pode por ter perdido suas vestimentas. John o convence a pregar, e no domingo, o padre lê um trecho do Livro dos Sermões. Anne, que se encontra vestida para a ocasião, supõe que Beryl se acha atraída por O'Shea. Inicialmente, ela se mostra desapontada, mas depois sorri quando o padre passa a falar em chinês para a Congregação. Terminado o encontro, um estranho se aproxima do padre e cospe em seus pés, e este reage violentamente, atacando-o. Logo depois, Anne tenta confortá-lo, que se acha desapontado com sua falta de controle, ocasião em que ele fala sobre os planos para fechar a missão. Na conversa, ela revela que veio para a China porque seu marido, um piloto, caiu nas montanhas durante a segunda guerra mundial, e ela tinha esperanças de que ele fosse encontrado. No entanto, ao perceber que ele havia morrido, ela passou a ajudar os pobres aldeões da região.

Mais tarde, Beryl comenta com o marido o comportamento estranho de O'Shea, alegando que há algo de "errado" com ele. Na ocasião, ela sugere que Anne seja enviada de volta aos Estados Unidos, mas ele se recusa a considerar tal hipótese por precisar de seus serviços no hospital. Beryl, então, sugere a O’Shea que procure os conselhos do Reverendo Thomas Marvin, um líder protestante que se acha há alguns dias de viagem. Atendendo à sua sugestão, O’Shea viaja ao encontro do Reverendo Marvin e, ao encontrá-lo, faz uma surpreendente confissão. Ele diz que não é um padre católico, mas Jim Carmody, um piloto norte-americano durante a guerra que, ao ser abatido, foi resgatado pelo general Mieh Yang, chefe de uma guerrilha local, tornando-se seu segundo homem de confiança... e seu prisioneiro. Continuando, ele diz que certo dia, quando um dos homens de Yang matou o verdadeiro padre O’Shea, ele desertou e assumiu a identidade do padre morto, viajando em seguida para a missão na esperança de se juntar a uma caravana comercial com destino à costa.

Espantado, o Reverendo Marvin o instrui a escrever ao Bispo Pao Ching, em Sinkiang, e o exorta a retornar para a missão. Logo em seguida, eles recebem uma informação de que, alertados sobre a presença de Carmody na missão, os homens do Yang estão atacando as sete aldeias. Tal fato faz com que Marvin insista que “seu” povo precisa dele, mas Carmody se recusa a usar o colarinho de sacerdote novamente. Enquanto isso, aldeões tentam fugir, mas são interrompidos por soldados de Yang que batem neles e os enviam de volta à missão, numa tentativa de provocar Carmody a se revelar. Três dias depois, Carmody aparece novamente vestido como sacerdote e, sem revelar sua verdadeira identidade, continua a agir como O’Shea e diz aos aldeões que eles nunca poderiam vencer os homens do general Yang. Aos Dr. Sigman, Beryl e Anne, ele pede que confiem nele, mas em pouco tempo, a missão está transbordando de refugiados.

Determinado a acabar com a situação, ele se reúne com o general Yang e, quando este lhe pede para retornar ao seu posto, ele propõe um jogo de dados para determinar seu destino. O general concorda que, se Carmody ganhar, ele deixará as aldeias em paz, bem como a missão e o americano. Caso contrário, se ele for o vencedor, Carmody ficará obrigado a retornar ao seu posto e trabalhar para ele pelos próximos cinco anos. Jogados os dados, o americano sente-se profundamente aliviado ao vencer. Naquela noite, Carmody diz à Anne que ele é um impostor, e ela sente-se aliviada ao saber que não tinha se apaixonado por um verdadeiro padre.

Pela manhã, os padres Cornelius e Joseph Keller chegam à missão e questionam Carmody a respeito da carta que ele enviou ao Bispo, detalhando suas aventuras. O padre Cornelius duvida, principalmente, de sua sinceridade ao falar da derrota por ele imposta ao general Yang, que ele chamou de “milagre”, ao que o americano afirma que tudo não passou de um jogo de dados. Impressionado com o fato de ele arriscar cinco anos de sua vida para salvar a missão, Cornelius afirma que o bispo quer que ele continue fingindo ser um padre, bem como, que ele vá à Sinkiang, onde sua punição será decidida. Por outro lado, Cornelius explica que, como os paroquianos não foram prejudicados por sua impostura, saber a verdade sobre a verdadeira identidade de seu amado padre, só iria destruir sua fé.

No dia seguinte, Carmody se despede do Dr. Sigman, da Sra. Beryl, de John Wong e de seus paroquianos, enquanto dentro da missão, Anne diz ao padre Cornelius que, apesar de sua decepção, Carmody era um bom padre. Surpreso pela devoção que Carmody inspirou aos paroquianos, o padre Cornelius diz à Anne o verdadeiro nome do piloto, enquanto o observam partir.

Elenco: